Ratinho - Rio Trombetas

Olá meus amigos e amigas pescadores, confesso que estava ansioso de chegar a hora desta pescaria no Rio Trombetas, ainda mais estar ao lado dos irmãos Hoffmann apresentadores da Fish TV bem como conhecer uma turminha nova muito engraçada do município de Pato Branco no estado do Paraná, passamos uma semana muito divertida o qual pudemos desfrutar da grande pescaria bem como ver paisagens exuberantes deste grande rio.
Parti do Aeroporto de Guarulhos junto com meu companheiro de pesca Fábio rumo a cidade de Santarém no estado do Pará onde passamos uma noite e quando amanheceu o dia bem nas primeiras horas, pegamos um outro avião comercial da região até a comunidade de Porto Cachoeira a beira do Rio Trombetas um voo tranquilo de aproximadamente uma hora e meia observando o gigantesco Rio Tapajós encontrando com outro gigante Rio Amazonas um mundo de águas e florestas da bacia amazônica. Chegando lá fomos recepcionados pelo amigos e nossos guias e nos levaram até um barco hotel o qual passamos a tarde e lá preparamos nossas tralhas para o dia seguinte partir rumo a pousada uma viagem de três horas entre estradas, igarapés e rio uma aventura em tanto, mas a vontade de conhecer o rio e fisgar os Tucunarés Amarelos era de arrepiar.
Usando varas Pluma Sumax 20 lb 6.0, carretilhas Onion Sumax e Venator Marina Sport linhas Power Pro 8 fios e diversas iscas artificias tais como: Popers, Meia Água, Superfície e Jigs comecei a dar meus primeiros arremessos em direção as pedras conforme os guias experientes da região os amarelões fazem suas tocas e ninhos lá em pouco tempo começou os primeiros resultados, um belo Tucunaré Amarelo macho e outra fêmea juntinhos protegendo seu ninho.


Com o sol escaldante e bem perto da hora do almoço resolvemos ir até as instalações da pousada e encontrar com a turma e polpar nossas energias para o período da tarde já que tínhamos viajado um bocado até chegar aqui e também estávamos com ansiedade de conhecer o local o qual os guias nos informavam que a vista ao rio era bonita.

                                                                           

Grandes resultados se deram no período da tarde bem após o sol dar uma trégua para nós, sempre atras dos amarelões utilizamos diversas iscas artificias para poder atrai-lo.


 E nos outros dias de nossas pescarias em diversos lugares diferentes deste Rio Trombetas obtivemos também ótimos resultados atras dos amarelões como podemos ver nas seguintes fotos:



 Mas não é só de Tucunarés existem neste rio, obtivermos também grandes resultados utilizando diversas iscas artificias os grandes Trairões bem como outras espécies de peixes, tais como: couro, Corvinas etc.. mas nosso foco principal eram os Amarelões e Trairões como podemos ver nas seguintes foto:


 Como eu disse anteriormente passamos uma semana neste Rio Trombetas, passou tão rápido que dava  vontade de ficar muito mais para poder explorar outros pontos de pesca uma vez que o turismo e as pescarias neste local ainda estão em fase inicial, mas por se tratar de um excelente local tudo passa num piscar de olhos. Ao amanhecer pescamos mas um pouco até chegar ao ponto do igarapé e fazer toda trajetória do retorno até a base. Como posso dizer, vendo estas fotos e o lugar deslumbrante e estar com os irmãos Hoffmann e Amigos eu tenho que mais uma vez recomendar a todos vocês que curtem o esporte da pesca esportiva a conhecer o Rio Trombetas e desfrutar todos os momentos que a natureza nos oferece.


Ratinho - Rio Araguaia 2014

Retornar neste magnifico Rio Araguaia todos os anos fazem partes das minha pescarias, além de rever todos meus amigos da cidade de Luis Alves não tem preço, e neste ano fiquei surpreso com a grande variedade de peixes tantos pequenos bem como os de grandes portes que são as Pirararas e Piraíbas tudo por causa da cota zero sistema adotado na preservação dos peixes em nossos rios.
Neste ano na semana a qual pesquei acompanhado de minha esposa Maria Helena com nosso grande guia Adair passamos grandes momentos e pescamos variedades de peixes, enquanto nossas varas estavam na espera de fisgar os grandes peixes, nós divertíamos pescando com os peixes pequenos e quantidade e variedades eram boas e muitas ações fazendo com que nossos dias pescando passa-se muito rápido.
Fora nossas pescarias durante semana, todos os dias nosso guia preparava um almoço a beira rio um pitoresco e saboroso churrasco evidentemente tínhamos também  um peixinho fisgado por nós era de lamber os beiços de tão bom que estava, além de repousar abaixo de arvores tirando aquela soneca gostosa deitado em redes de dormir logo após almoço.
 Em matéria de descanso nada melhor de curtir tudo isto e relaxar ouvindo as águas do rio fluindo bem como ao som do pássaros da região e logo após este relaxamento total, partíamos para a pesca durante as tardes.
 
E quando retornávamos para cidade todos os dias observamos a grande variedade também de animais que estavam a beira rio bem como o lindo por do sol da região  do Araguaia.
Mas como meu objetivo neste rio a cada ano é de superar cada vez mais meus recordes em fisgar os grandes peixes, neste ano fui abençoado por uma linda Pirarara de 1,30 metros e uma linda Piraíba de 1,88 metros peixes de grande porte de deixar qualquer pescador louco e ter a sensação de ter cumprido mais uma missão junto com nosso grande guia de pesca da região o Adair, como podemos ver nestas lindas fotos:

Pirarara



Piraíba



E depois de ter filmado e fotografado este lindos peixes, o banho da felicidade e da comeração neste lindo Rio Araguaia.
Está ai mais um ano com minha meta cumprida e esta é uma pescaria que eu sempre recomendo para meus amigos e sempre consultem guias experientes da região para quem possam realizar seu sonho em fisgar um grande peixe, até a próxima aventura.