Ratinho - Pesca de Tarpons na Costa Rica


Mais um grande sonho realizado, desta vez foi conhecer Costa Rica e ver de perto este pequeno país o qual é chamado o paraíso dos gigantes Tarpons.  Foi uma experiência incrível dentro dos meus planos das minhas pescarias e aventuras. Sai de São Paulo destino San José capital da Costa Rica, após chegar peguei mais um voo de aproximadamente  meia hora sentido norte litoral atlântico bem perto com a fronteira da Nicarágua  onde esta localizado este aconchegante Lodge a beira do Rio Colorado e o mesmo recebe o nome de Colorado Lodge.   
                                                                                                                           Como sempre muito bem recebido calorosamente pelo pessoal da pousada, mas minha ansiedade mesmo era já embarcar em umas das lanchas e ir a busca de fisgar estes gigantes que ficam bem perto entre o encontro das águas do rio e do mar, porém este grande desejo só iniciava no dia seguinte bem nas primeiras horas, então só restava curtir os bons momentos e preparar os equipamentos para pescar.

Como a vontade era tanto de pescar, num piscar de olhos passou a noite e logo chegou às cinco horas da manhã horário que todos os dias eu acordava para tomar o café da manhã e após embarcar na lancha junto com meu amigo Capitão Oldemar ou melhor eu chamava ele de Captain Old, guia do lodge e morador da região muito experiente na captura de fisgar os Tarpons.


Pescávamos muito próximo a praia numa distancia de meia milha da costa bem no encontro das águas  e os golfinhos sempre estavam ao nosso lado se exibindo com seus saltos um espetáculo da natureza. Inicialmente começamos a corricar com a lancha com iscas artificiais de meia agua e usei minha carretilha Shimano TranX com vara Trevala de 200 libras, uma outra  Shimano Tekota 600 com outra vara idêntica e um molinete Daiwa Saltiga 5000 com uma vara Hunter Fishing Marina Sports todos equipados com linha multifilamento 0,40 e Leader 1,20 mm.
Após varias tentativas não obtivemos sucesso nas fisgadas e meu desejo de fisgar e ver os saltos bem como  ter toda ação da briga entre Eu e os Tarpons era cada vez maior. Como sempre o Captain Old muito tranquilo e sabendo que lá tem muitos gigantes, fomos atrás de fisgar peixes pequenos e tentar com iscas vivas, numa varinha e com um chicotinho com vários anzóis e fazendo movimentos bem leves de vai e vem, muitas Sardinhas foram fisgadas em pouco tempo.


                                                                                                                                                                       Eu com um anzol circle huk 8/0 com uma delas presa deixava a linha correr só com a  correnteza do mar usando uma chumbada leve, e em pouco tempo  porque onde tem cardume de Sardinha  também tem o gigante e magnifico Tarpon da Costa Rica.


E de repente veio o primeiro saltando lá no fundo numa  distancia de quase 100 metros da lancha ai a emoção tomou conta de mim a adrenalina a mil e o anseio de fisgar um Tarpon foi tão grande que toda ação tomei o máximo de cuidado para não dar ponta de vara, deixando sempre a linha bem esticada para que ele não se soltasse das garras do meu anzol. Como posso descrever: um bruto, bravo se batendo e pulando para cá e para lá, soltando e recolhendo linha, mas não lhe dei trégua. Trouxe até aos meus braços e posteriormente o devolvi ao seu lugar de origem para que outros colegas pescadores tenham o mesmo prazer o qual eu tive.
Mas nossas buscas em fisgar um gigante continuava sempre o Captain Old atento em se posicionar a lancha em parar num ponto de pesca ideal e como o cardume de Sardinhas estava por ali, a cada tentativa sempre do mesmo jeito abrindo o carretel das minhas carretilhas e deixava as linhas correrem na correnteza do mar com anzóis iscados com iscas vivas, começamos obter varias ações e com sucesso nas fisgadas como podemos ver nestas fotos.





 Insistimos sempre em fisgar pelo menos um gigante Tarpon sando as Sardinhas como isca, de repente peixes nas linhas, pesados mal conseguia dar voltas na minha carretilha eles ganhavam mais linha,  junto com experiente capitão mestre de grande valor  me orientando o que fazer naquele momento onde adrenalina corria pelas veias do meu corpo inteiro usando toda minhas forças e concentração, trouxemos os grandes esperados Gigantes Tarpons da Costa Rica. Dois enormes peixes com quase 160 Libras cada, saltando nas aguas do oceano Atlântico, Captain e Eu vibrava e com minhas habilidades conquistadas aos longos destes anos em pescarias tanto oceânica e rios fisgando grandes peixes, conseguimos trazer até a lancha meu grande sonho, como podemos ver nas fotos.

Na minha experiência em conhecer lugares fantásticos para pescar tanto em nosso país bem como no exterior, não posso dizer que esta foi minha melhor pescaria, mas com certeza foi mais um desafio de ver de perto e sentir a força e os saltos deste grande peixe, portanto eu recomendo vir pescar aqui na Costa Rica no Rio Colorado e desafiar esta fisgada  como também aproveitar estes momentos proporcionando grandes alegrias.